CHEGA DE CALOTE! SINDICATOS E TRABALHADORES DA NIPLAN PARALISAM ATIVIDADES NA REVAP E RAIZEN

CHEGA DE CALOTE! SINDICATOS E TRABALHADORES DA NIPLAN PARALISAM ATIVIDADES NA REVAP E RAIZEN

Mesmo com compromissos firmados em atas, as constantes “promessas” não cumpridas da Niplan tem deixado todo mundo com a “pulga atrás da orelha”. Prometeram colocar em dia os depósitos do FGTS de quem já foi desligado e também de quem está na ativa, mas até agora nada caiu na conta.

Há pendências com relação as diferenças do vale alimentação, retroativo a janeiro desse ano, que aumentou de R$ 480,00 para R$ 900,00 para os trabalhadores da dutovia Guararema-São José dos Campos em atividade na Revap, Tevap, Bavap e Raizen.

O convênio médico então, é uma vergonha atrás da outra. Dizem que acertaram, mas na hora que o “Ferramenta” vai utilizar não consegue. O mesmo acontece com o cartão multifuncional que a empresa não tem honrado com os pagamentos na prestadora e o que deveria ser um benefício acaba virando um grande “mico” para os trabalhadores.

E para completar, o pagamento do salário de fevereiro, que deveria ter caído até a sexta-feira, também não havia sido depositado.

Cansados desse “mimimi”, os presidentes Marcelo Rodolfo da Costa do Sintricom de São José dos Campos e o presidente do STIC Mob, Aldeir dos Santos – o Barão de Jacareí fizeram hoje uma assembleia com os trabalhadores na obra da dutovia Guararema – São José dos Campos na Refinaria Henrique Lage (Revap) e na Raizen, onde juntos decidiram cruzar os braços até a empresa honre de fato o combinado.

PARALISAÇÃO FAZ EMPRESA SE MEXER

Com a paralisação, a empresa chamou os Sindicatos (Sintricom SJC, STIC Mob Jacareí e SintraMog Guararema) para conversar, providenciou o pagamento do salários de fevereiro, que foi confirmado com os trabalhadores no início dessa noite.

Já, em Guararema, o pagamento caiu sem o acréscimo dos 30% do adicional de periculosidade retroativo a dexembro/2021 a todos os trabalhadores em atividades no Terminal, conforme acordado com a empresa.

No entanto, as demais pendências, a Niplan se comprometeu que irá acertar a partir de amanhã (8), pagando as rescisões dos trabalhadores demitidos e se comprometeu a regularizar o convênio, com possível migração para outra prestadora.

MULTAS E DEMAIS PENDÊNCIAS

Os Sindicatos também está em cima da Niplan, para o pagamento da multa do artigo 477 (referente ao atraso no pagamento das rescisões) e também a multa sobre o pagamento dos 40% do saldo do FGTS. Além da liberação do saque do FGTS e também dos documentos para requerimento do Seguro Desemprego.

Saiba mais:


Alessandra Jorge