Diretores do Sintricom participaram de curso de qualificação em comunicação e política sindical

Diretores do Sintricom participaram de curso de qualificação em comunicação e política sindical

Diretores do Sintricom participaram na última sexta-feira, 8 de dezembro, de curso de qualificação, denominado de “Comunicação, Política e Sindicato, instrumentos de transformação Social”, voltado a se prepararem para os desafios da função de dirigente sindical. Ministrado pelo jornalista Vanderlei Zampaulo, formado pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), e que atua no movimento sindical e em assessoria política há mais de 35 anos, o curso, que também contou com a participação do assessor de imprensa e comunicação social do Sintricom, Heitor N. Morais, foi realizado na própria sede do Sintricom, abordou a importância da comunicação no dia a dia do Sindicato, na relação com os trabalhadores, e foi marcado por palestra, dinâmica em grupo, com a realização de oficina voltada à relação interpessoal do dirigente, assim como dicas de como produzir  uma mensagem de boa qualidade em mídia social e de como se comportar nas redes sociais.

Ao longo do curso, foi destacada a importância da comunicação de massa, a necessidade de filtrar as notícias, principalmente de mídias sociais, principalmente diante das fake news. Diante disso, o dirigente sindical, conforme foi destacado, deve se manter atualizado no mundo atual, acompanhando as mudanças, o que contribuir para tanto para o seu próprio crescimento, como para tomar decisões embasadas e aproveitar as oportunidades que surgem na defesa dos trabalhadores.

Foi abordado ainda a importância do sindicato como instrumento de luta coletiva de classe. “Sindicato é para fazer a luta de classe e cada dirigente eleito deve se sentir honrado com a missão que foi confiada. O dirigente é o soldado que atua na defesa de cada trabalhador e para isso precisa estar preparado e entender a importância do sindicato e respeitar a hierarquia, uma vez que é fundamental que se tenha um comando à frente das lutas”, disse o palestrante.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

Fotos: Katrine Barreto


Heitor N. Morais