Sintricom apoia Trabalhadores da Gerdau em paralisação pela Campanha Salarial

Sintricom apoia Trabalhadores da Gerdau em paralisação pela Campanha Salarial

Ato organizado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Pindamonhangaba contou com ampla participação de sindicatos, CUT-Vale do Paraíba, FEM-CUT e adesão total dos trabalhadores. Assembleia aprovou intensificação dos protestos se não houver avanço nas negociações e reforçou luta pelo aumento real.

Os trabalhadores da fábrica Gerdau de Pindamonhangaba fizeram uma paralisação nessa quarta-feira, dia 22, pela Campanha Salarial 2021. Em assembleia, aprovaram a intensificação dos protestos se não houver avanço nas negociações.

Este mês foi divulgado o índice referente à inflação (INPC) dos últimos 12 meses, de 10,42%, que ficou maior do que o registrado ano passado, de 2,94%. Nesse mesmo período, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, a unidade Gerdau de Pinda esteve operando com a totalidade do seu efetivo e registrou vários recordes de produção.

Ao microfone o presidente do sindicato, André Oliveira

De acordo com o presidente André Oliveira, o motivo do protesto é para pressionar as bancadas patronais a avançarem nas negociações com os sindicatos e com a FEM-CUT/SP (Federação dos Metalúrgicos da CUT).

“É uma campanha salarial dura. Está muito difícil chegar no índice da inflação, e os patrões ainda querem parcelar o reajuste. Aqui na Gerdau, pelo nível de produção, pelo lucro recorde que ela está tendo, isso não é justo. O sindicato vai sim buscar inclusive o aumento real de salário”, disse.

Em agosto a Gerdau divulgou o resultado financeiro, com recorde histórico. No semestre, o Ebitda (lucro antes de juros e impostos) ajustado cresceu 309%, alcançando R$ 10,21 bilhões. O valor também é 327% maior que o mesmo período de antes da pandemia, em 2019.

Ao microfone, o presidente da FEM-CUT/SP, Erick Silva

Segundo o presidente da FEM-CUT, Erick Silva, diferente de outros segmentos, o ramo metalúrgico tem números muito positivos.

“Os dados da CNI (Confederação Nacional da Indústria) apontam o crescimento da ocupação da base da indústria, crescimento do faturamento das empresas, das horas trabalhadas e também das contratações. O que se perdeu na pandemia já foi recuperado e com acréscimo. Em contrapartida, a média salarial tem se reduzido frente a inflação descontrolada que a gente tem enfrentado. Parabéns aos metalúrgicos de Pinda e de todo o Estado que estão promovendo mobilizações”, disse.

Após protesto dos trabalhadores em agosto, a empresa aplicou parte das correções de salário reivindicadas pelo sindicato, que continua cobrando ajustes no programa Multifunção.

Nas bancadas patronais, a Gerdau é representada pelo Sicetel, que integra o Grupo 8.2. A unidade de Pindamonhangaba emprega cerca de 2.400 trabalhadores na produção de laminados de aço.

O ato teve apoio da FEM-CUT/SP, da Subsede da CUT do Vale do Paraíba, juntamente com os sindicatos dos Metalúrgicos de Taubaté, dos Condutores do Vale do Paraíba, Construção Civil de São José dos Campos, Jacareí e Taubaté, e dos Papeleiros de Jacareí.

Essa semana outras paralisações pela Campanha Salarial também ocorreram na Tenaris Confab nas unidades Tubos e Equipamentos, que integram o Grupo 2.

fonte: Alessandra Jorge com informações SindMetp


Alessandra Jorge