Sintricom participa de articulação pela unificação da pauta de reivindicações para Acordo de Parada nas refinarias

Sintricom participa de articulação pela unificação da pauta de reivindicações para Acordo de Parada nas refinarias

Articular uma pauta de reivindicações unificada para o Acordo de Parada nas refinarias no Estado de São Paulo, estabelecendo o mesmo valor do aviso indenizado, da PLR e de outros benefícios, assim como iniciar as discussões visando a campanha salarial  deste ano, para que seja padronizada, tanto para atender as necessidades dos trabalhadores de refinarias, assim como dos terminais da Petrobrás e de bases de gás. Foi com este objetivo que o  presidente do Sintricom, Marcelo Rodolfo da Costa, participou nesta última terça-feira, 05 de março, no Rio de Janeiro, de discussão visando a campanha salarial deste ano, que contou com as participações do presidente da Confederação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção da CUT, Claudinho, assim como do presidente da Feticom- SP, Gilmar Guilhem, e da Frente Nacional dos Petroleiros.

A ideia, como explica, é de que a reivindicação para o Acordo de Parada tanto na Replan, em Paulínia; na RBBS e Transpetro, em Santos; no Tebar em São Sebastião; na Revap, em São José dos Campos, assim como na  Capuava,  na refinaria de Mauá, base de gás em Guararema, Guarulhos e Barueri seja a mesma, o que tende a fortalecer o movimento de reivindicação.

A padronização da pauta de reivindicações visa fortalecer o movimento dos trabalhadores para conquistarem avanços tanto na celebração do Acordo de Parada, assim como na campanha salarial deste ano que já está sendo preparada. Outra luta que será intensificada na campanha salarial, conforme o presidente do Sintricom, é garantir que seja cumprida a determinação do governo do presidente Lula de que 10% das contratações devem ser voltadas a dar oportunidades para pessoas que nunca trabalharam na Petrobrás. “Esta nossa luta foi iniciada no ano passado e o cumprimento desta medida abrirá a oportunidade para que se novos trabalhadores consigam assim uma colocação no mercado de trabalho.

Também estará na pauta de reivindicações a equalidade na contratação de mulheres, que na maioria das vezes desempenham funções de asseio e vigia de ferramentas. “Com essa iniciativa, mais uma vez, incentivaremos a contratação e remuneração igualitária de mulheres em diversas funções como supervisão, encarregadas, funções braçais, entre outras”, destaca o presidente do Sintricom.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124


Assessoria de Imprensa Sintricom