ABSURDO: Trabalhador da Revap encontra escorpião em fruta servida, sindicato cobra explicação

ABSURDO: Trabalhador da Revap encontra escorpião em fruta servida, sindicato cobra explicação

De acordo com o sindicato, a denúncia com fotos foi enviada ontem; além desse caso, a associação disse que recebeu outras reclamações sobre a qualidade da comida (@sindipetrosjc)

O Sindipetro de São José Dos Campos informou na tarde desta sexta-feira (1) que recebeu a denúncia de que um trabalhador encontrou um escorpião vivo na fruta que foi servida como sobremesa, no restaurante principal da Revap.

De acordo com a nota publicada pelo sindicato, o caso aconteceu na terça-feira (28) e a denúncia com fotos foi enviada ontem (30).

“Uma situação totalmente inadmissível, que representa uma ameaça real a segurança dos trabalhadores. Afinal, esse episódio poderia ter tido um desfecho bem sério, caso o trabalhador estivesse distraído e não visse o escorpião a tempo. É preciso que a empresa tome providências urgentes e fiscalize as condições de armazenamento e preparo da alimentação servida”, disse a publicação do Sindipetro.

Além desse caso, o sindicato disse que recebeu outras reclamações sobre a qualidade da alimentação servida na refinaria.

“Um dos pontos destacados nas denúncias encaminhadas é a modificação do cardápio sem aviso prévio, além de comida de qualidade duvidosa. De acordo com as denúncias, em um mesmo dia foi servido caneloni mal cozido, uma carne dura e sem gosto, queijo ralado tão salgado a ponto de ser intragável e para terminar, um sorvete tão ruim que acabou sendo descartado no lixo pela maioria dos trabalhadores, mesmo em um dia quente. É urgente que os termos do contrato vigente sejam revistos e a empresa garanta uma alimentação de qualidade aos trabalhadores”, informou a nota.

Ainda de acordo com o Sindipetro, a empresa disse que realizará melhorias no serviço. “Nas últimas conversas, a empresa se mostrou favorável à implementação de melhorias e construção de um aditivo no contrato. Além disso, se comprometeu a elaborar um questionário para que os trabalhadores possam contribuir, destacando os principais problemas na alimentação servida, antes de fazer a revisão contratual.

OUTRAS DENÚNCIAS 

OVALE, o presidente do Sindipetro, Rafael Prado, informou que tem recebido diversas denúncias relacionadas a Revap e que também cobra um posicionamento da empresa sobre essas demandas.

“Temos recebido denúncias relacionadas a qualidade dos fornecedores. Além disso, comparamos o contrato com outras refinarias do estado e ele é inferior, apesar da Revap ser uma das refinarias mais lucrativas. Recebemos denúncias de que a empresa contratada está trabalhando com efetivo abaixo do exigido no contrato. O sindicato recebeu denúncias de que a empresa realizou demissões no primeiro mês de vigência do contrato e segue sem cumprir o efetivo mínimo exigido, sobrecarregando os trabalhadores, infelizmente, não representamos esses trabalhadores. São vítimas da precarização do contrato e os baixos valores negociados entre Petrobrás e Pronutri”, comentou o presidente.

RESPOSTA 

O jornal entrou em contato com a Petrobras. Em nota a empresa disse que assim que soube do caso, imediatamente recolheu a refeição e realizou uma nova inspeção que não identificou mais nenhum animal.

“Cabe destacar que a Vigilância Sanitária de São José dos Campos havia realizado uma inspeção no restaurante no dia 21/11, na qual não foi identificada nenhuma irregularidade quanto aos procedimentos de produção e higiene do local. Salientamos que a execução e fiscalização do fornecimento de alimentação na unidade é realizada conforme os padrões e leis vigentes. A companhia reforça seu compromisso com a atenção total às pessoas”, disse a nota.

A empresa ainda não se pronunciou sobre essas denúncias informadas pelo sindicato. Caso haja uma resposta, a matéria será atualizada.

https://sampi.net.br/bauru/noticias/2802694/vale-do-paraiba/2023/12/funcionario-encontra-escorpiao-em-fruta-servida-na-revap-e-sindipetro-cobra-empresa


Assessoria de Imprensa Sintricom