Qual é a representatividade do meu sindicato?

Qual é a representatividade do meu sindicato?

🟡Você já se pegou pensando, como funciona a representação do seu sindicato?
🔴Assista a esse vídeo que a gente explica!

A Constituição Brasileira estabelece que em cada base territorial, ou seja uma cidade ou um grupo de cidades, deve haver apenas um sindicato que represente os trabalhadores de uma determinada categoria. No caso da cidade de São José dos Campos e das que pertencem ao Litoral Norte, portanto, todo trabalhador da construção civil, mobiliário e montagem industrial é representado pelo Sintricom.

Nesta Carta Sindical é estabelecida a razão social do sindicato, sua denominação, as cidades pelos quais o sindicato responde, assim como as categorias de trabalhadores que representa. 

Essa representação está estabelecida em autorização, através de uma Carta Sindical, expedida pelo Ministério do Trabalho. Neste documento está estabelecido que os trabalhadores da construção civil, mobiliário e montagem industrial de São José dos Campos e Litoral Norte são representados única e exclusivamente pelo Sintricom.

A representação é em todos os sentidos, e principalmente para a celebração de convenção coletivas e acordos coletivos de trabalho, aonde estabelece todos os direitos e deveres dos trabalhadores.

Portanto, toda convenção coletiva ou acordo coletivo assinado pelo Sintricom tem abrangência em toda base, ou seja, nas cidades representada pelo sindicato.

Isso significa que todo trabalhador que desenvolver atividades em São José dos Campos e Litoral Norte devem ser beneficiados pelas convenções e acordos coletivos firmados pelo Sintricom, aonde constam o valor do piso salarial, a jornada de trabalho, os adicionais, percentual de horas extras, folga semanal, enfim, todas as regras que regem o contrato de trabalho entre o trabalhador e a empresa para a qual está contratado.

No entanto, muitas vezes, temos empresas que atuam em diversas cidades e até estados diferentes. Neste caso, é fundamental a união de todos os trabalhadores e dos diversos sindicatos que atuam nestas cidades e até nestes estados desta mesma categoria em que esta empresa está prestando serviços para fortalecer as cobranças e a pressão e, assim, assegurar melhores salários, ganhos e benefícios maiores a todos os trabalhadores desta empresa. 

Como diz o ditado popular, a união faz a força! Todos juntos, somos mais fortes!


Assessoria de Imprensa Sintricom