PIB: Construção e eletricidade se destacam na indústria em 2022; transformação e extrativa caem

PIB: Construção e eletricidade se destacam na indústria em 2022; transformação e extrativa caem

O setor da construção foi um dos destaques na alta da indústria no Produto Interno Bruto (PIB) de 2022, disse Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em entrevista coletiva nesta quinta-feira sobre o desempenho da economia nos últimos três meses do ano passado.

Ela lembra que a construção está em processo de retomada há algum tempo, e isso se refletiu no resultado de 2022, com alta de 6,9%. “Tivemos aumento de ocupação [no mercado de trabalho da construção] no ano passado, lembrou ela.

Assim como já mencionado em comunicado veiculado anteriormente pelo IBGE, a atividade de eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos que teve alta de 10,1% em 2022, outro destaque.

Essa alta foi a maior da série histórica do IBGE para esse setor, iniciada em 1996. Somente o setor de eletricidade teve alta de 1,6%.

Em contrapartida, as indústrias de transformação e extrativas amargaram quedas de 0,3% e de 1,7% em 2022. Ela comentou que, no caso da primeira indústria, os empresários do setor tiveram que lidar com aumento de custos, principalmente de matéria-prima.

Commodities ficaram mais caras, e são usadas para elaborar itens dentro da cadeia industrial de transformação. Ao mesmo tempo, no caso da extrativa, ela comentou que a China, maior compradora global de minério de ferro brasileiro, diminuiu ritmo de exportações no ano passado.

Replicado de: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2023/03/02/pib-construo-e-eletricidade-se-destacam-na-indstria-em-2022-transformao-e-extrativa-caem.ghtml


Heitor N. Morais