Encontro consolida criação de Frente em prol da Segurança e Saúde dos Trabalhadores

Encontro consolida criação de Frente em prol da Segurança e Saúde dos Trabalhadores

O I Encontro de Segurança e Saúde dos Trabalhadores, realizado na última sexta-feira (23), no auditório do Sesi em São José dos Campos, consolidou a criação de uma Frente em prol da segurança e saúde dos trabalhadores, com foco na promoção de ações e medidas pela redução dos acidentes de trabalho, das mortes e doenças ocupacionais nas obras de nossa base.

Além do Sintricom e Feticom, promotores do evento, representando os trabalhadores estão a CUT, Conticom, FSCM, do lado empresarial, a Frente conta com a participação da Aconvap, SindusCon-SP, Seconci-SP. Também participam desse projeto o Sesi São José dos Campos e a Gerência Regional do Trabalho e Emprego de São José dos Campos.

A união quer sem dúvida mudar a triste estatística apontada pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, onde de 2011 a 2020, em média 7 trabalhadores perderam sua vida vítimas de acidentes de trabalho no Brasil, sendo em média um da indústria da construção.

Sobre o ENCONTRO – Participaram do evento cerca de 100 trabalhadores, cipeiros e nomeados à CIPA de 21 empresas da indústria da construção civil e montagem industrial.

O vice-presidente da Aconvap e responsável pelo Seconci-SJC, José Antonio Marcondes César, prestigiou o evento e destacou a importância dos investimentos em segurança e saúde.

A iniciativa também foi destacada pelo diretor do Centro de Atividades – SESI CAT Ozires Silva, Carlos Frederico D’Ávila de Brito, que colocou à disposição do Sintricom, a realização do próximo encontro em 2023.

Balanço – O vice-presidente da Feticom, Gilmar Guilhen fez um balanço dos últimos dois anos da gestão do presidente em exercício do Sintricom, Marcelo Rodolfo da Costa, destacando a construção do Encontro e principalmente das ações em prol da segurança e saúde dos trabalhadores, aliadas as negociações das Convenções Coletivas e dos Acordos Coletivos.

Formação – Ao longo do evento, foram realizadas várias palestras, a primeira “Cipeiros e nomeados da Cipa como agentes transformadores no Canteiro de Obras” foi ministrada pelo Engenheiro de Segurança do Trabalho, Robinson Leme, representante dos trabalhadores na Comissão Tripartite Paritária Permanente que dialoga com governo e setor patronal as mudanças nas Normas Regulamentadoras.

O auditor fiscal do trabalho, Marco Aurélio Fachinelli do Prado, apresentou a palestra “Condições e Meio Ambiente do trabalho na indústria da construção”, onde apresentou a triste realidade das áreas de vivências aos quais os trabalhadores ainda são submetidos, em muitos casos em situações análogas à escravidão.

Sáude – A parceria com o Seconci-SP foi responsável por várias ações durante o Encontro. Antes do café da manhã, os trabalhadores puderam verificar a glicemia e aferir a pressão. Durante o evento foi oferecido atendimento bucal na Unidade Móvel de Odontologia e a enfermeira Ariane Márcia Serpa Mendonça Moretti apresentou a palestra “Qualidade de Vida nos Canteiros de Obras”.

Ginástica Laboral e Cultura – A orientadora de promoção de saúde do Sesi, Brenda Ingrid de Melo, colocou todo mundo para se mexer durante uma divertida sessão de ginástica laboral, atividade fundamental e recomendada para preservação da saúde e garantia de qualidade de vida nos ambientes de trabalho.

O Grupo Sipart uniu música, paródia e animação para conscientizar os trabalhadores sobre a importância do uso dos EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e dos EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) e do respeito as normas regulamentadoras na apresentação das esquetes teatrais “Mensageiros do Bom Trabalho”.


Alessandra Jorge