Sintricom inicia campanha sobre Segurança e Saúde. Confira ações e entrevista com Robinson Leme, representante trabalhadores na CTPP
O Sintricom inicia hoje uma série de entrevistas com especialistas sobre Segurança e Saúde do Trabalho, com o intuito de alertar e conscientizar trabalhadores e empresas sobre a importância do tema na garantia da qualidade e da preservação da vida.
Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, de 2011 a 2020 houve 441.404 acidentes na indústria da construção no Brasil, dos quais 119.463 no Estado de SP. No mesmo período, a taxa de mortalidade foi de 24.604 óbitos no Brasil e 3.390 trabalhadores mortos no Estado de SP.
As estatísticas mostram a triste realidade brasileira: em média 7 trabalhadores morreram por dia vítimas de acidentes de trabalho, sendo em média 1 por dia na indústria da construção.
Além das entrevistas, Sintricom de São José dos Campos e Litoral Norte e Feticom-SP, querem envolver trabalhadores, entidades sindicais: Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Conticom; além das patronais: Aconvap, Sinduscon, Sesi e Seconci, Plantão Card, MRV, Egeo Engenharia e JR Construtora, na campanha Vidas Importam, que teve início em agosto com objetivo de despertar a consciência sobre a importância dos investimentos em segurança e saúde do trabalho.
A iniciativa também culmina na realização do 𝗜 𝗘𝗻𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝗦𝗲𝗴𝘂𝗿𝗮𝗻𝗰̧𝗮 𝗲 𝗦𝗮𝘂́𝗱𝗲 𝗱𝗼 𝗧𝗿𝗮𝗯𝗮𝗹𝗵𝗼 𝗱𝗮 𝗜𝗻𝗱𝘂́𝘀𝘁𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗮 𝗖𝗼𝗻𝘀𝘁𝗿𝘂𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗖𝗶𝘃𝗶𝗹 𝗱𝗲 𝗦𝗮̃𝗼 𝗝𝗼𝘀𝗲́ 𝗱𝗼𝘀 𝗖𝗮𝗺𝗽𝗼𝘀 𝗲 𝗟𝗶𝘁𝗼𝗿𝗮𝗹 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲, que acontece no próximo dia 23 de setembro, a partir das 7h, no Sesi de SJCampos com a participação de trabalhadores, cipeiros e nomeados à Cipa em atuação na nossa base. As inscrições serão feitas pelas empresas.
A iniciativa também culmina na realização do 𝗜 𝗘𝗻𝗰𝗼𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝗦𝗲𝗴𝘂𝗿𝗮𝗻𝗰̧𝗮 𝗲 𝗦𝗮𝘂́𝗱𝗲 𝗱𝗼 𝗧𝗿𝗮𝗯𝗮𝗹𝗵𝗼 𝗱𝗮 𝗜𝗻𝗱𝘂́𝘀𝘁𝗿𝗶𝗮 𝗱𝗮 𝗖𝗼𝗻𝘀𝘁𝗿𝘂𝗰̧𝗮̃𝗼 𝗖𝗶𝘃𝗶𝗹 𝗱𝗲 𝗦𝗮̃𝗼 𝗝𝗼𝘀𝗲́ 𝗱𝗼𝘀 𝗖𝗮𝗺𝗽𝗼𝘀 𝗲 𝗟𝗶𝘁𝗼𝗿𝗮𝗹 𝗡𝗼𝗿𝘁𝗲, que acontece no próximo dia 23 de setembro, a partir das 7h, no Sesi de SJCampos com a participação de trabalhadores, cipeiros e nomeados à Cipa em atuação na nossa base. As inscrições serão feitas pelas empresas.
“Quando o trabalhador sai de casa, nosso papel é garantir que ele tenha sua segurança garantida e sua saúde preservada. E nesse ponto, a atuação do sindicato é importantíssima, mas sem a conscientização dos trabalhadores e das empresas, nem sempre teremos sucesso.”
Marcelo Rodolfo da Costa – presidente em exercício do Sintricom.
“Por isso, iniciamos a campanha “Vidas Importam”, onde por meio de palestras e visitas aos canteiros de obras, entrevistas com especialistas e encontros como o que faremos no dia 23, iremos investir na formação dos trabalhadores com o objetivo de tornar a prevenção um hábito que irá contribuir para segurança e saúde de todos”, complementa o dirigente.
Série de Entrevistas
E nesse primeiro episódio entrevistamos o engenheiro de segurança do trabalho, Robinson Leme, representante titular da bancada dos trabalhadores na Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP) que é o fórum oficial do governo federal responsável por discutir temas referentes à segurança e à saúde no trabalho, em especial as Normas Regulamentadoras (NR), tendo como competência principal estimular o diálogo social com vistas a melhorar as condições e o meio ambiente do trabalho.
Nos próximos episódios, Robinson Leme também comentará sobre as recentes alterações ocorridas em diversas Normas Regulamentadoras (NRs), a importância da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), da organização sindical, principais causas de acidentes e doenças ocupacionais, entre outros temas relacionados a segurança e saúde no trabalho.
“Você tem que preservar o bem maior que o ser humano possui que é a saúde e a vida. A empresa tem uma responsabilidade social perante um acidente ou uma doença. Ela tem também responsabilidade civil e criminal. Por isso, salientamos que a relação com o trabalho tem que ser digna”, disse Robinson, acompanhe a entrevista.