Trabalhadores da Manserv conquistam reajuste 12,47% e a luta continua

Trabalhadores da Manserv conquistam reajuste 12,47% e a luta continua

Com os preços lá nas alturas, principalmente dos alimentos, garantir a reposição integral da inflação (12,47%) na Convenção Coletiva 2022-2023 assinada foi muito importante para os trabalhadores da Manserv que prestam serviços na Johnson em São José dos Campos.

Em assembleia hoje, o presidente em exercício, Marcelo Rodolfo destacou as conquistas da Convenção Coletiva assinada, que garantiu o repasse integral do INPC do período. Além disso, desde 1º de maio, os trabalhadores também tem direito ao lanche da tarde, que pode ser fornecido como o café da manhã ou ser pago pela empresa via tíquete.

As condições desse benefício vamos negociar com a empresa entre os meses de setembro e outubro, conforme está garantido na Convenção. Outra situação comentada pelo dirigente foi a regulamentação do trabalho aos sábados com jornada alternada, ou seja trabalha um e folga outro.

“Não foi fácil negociar com os patrões e arrancar deles a reposição integral da inflação e manter os demais benefícios sociais e econômicos previstos na Convenção. Mas, nós com a Feticom, seguimos firmes e agora vamos definir o valor para o lanche da tarde que vocês tem direito a receber desde maio e também regras justas para PLR.”

Marcelo Rodolfo da Costa – presidente em exercício Sintricom

PLR – O pagamento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) é um direito que está previsto na Convenção Coletiva assinada, mas na maioria das empresas ela só é paga quando o Sindicato senta e negocia com o patrão. Na Manserv, o programa já existe, mas queremos regras com metas fáceis de entender e que sejam possíveis de ser atingidas. É preciso também que o representante dos trabalhadores, lute por eles, o que não tem acontecido. Por isso, estamos reivindicando à empresa mudanças no programa para 2023, para que o valor a ser pago em 2024, atenda aos interesses dos trabalhadores.

SINDICATO FORTE – Já dá pra perceber a importância de termos um Sintricom forte, afinado com os Trabalhadores e com estrutura para fazer frente às pressões das empresas. Por isso, a contribuição e a parceria dos trabalhadores é essencial para ganharmos as batalhas.


Alessandra Jorge