Base Avançada da CUT no Litoral Norte reúne lideranças para debater políticas sociais

Base Avançada da CUT no Litoral Norte reúne lideranças para debater políticas sociais

A importância da construção de uma CUT (Central Única dos Trabalhadores) cidadã, participativa, classista, que fortalece cada vez mais as entidades sindicais e principalmente a luta por melhores condições de trabalho e contra a retirada de direitos, a Base Avançada da CUT no Litoral Norte, reuniu ontem (28) lideranças regionais para uma conversa sub-sede do Sintricom em Caraguatatuba.

Organizado pelo Coordenador da CUT Vale do Paraíba e Litoral Norte, o sindicalista Zé Carlos dos Condutores, o encontro teve como convidado o presidente da CNM (Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT), Paulo Cayres, que destacou a importância da organização da sociedade para juntos derrotarmos as tentativas de desmonte das políticas sociais impostas pelo governo Bolsonaro.

“A CUT tem grande preocupação com a região e vamos trabalhar pelo fortalecimento da luta dos trabalhadores. E a base avançada é a nossa casa, é a casa dos trabalhadores. A privatização da Petrobrás afeta diretamente a região que tem a UTGCA em Caraguatatuba, TEBAR em São Sebastião e a Revap em São José. Juntas geram milhares de empregos diretos e indiretos. É nosso papel conscientizar a população sobre os riscos da privatização da Petrobras, o desmonte do SUS, a Reforma Administrativa, ações do presidente Bolsonaro que trarão ainda mais problemas sociais

disse Paulo Cayres, presidente da CNM-CUT

Para o coordenador da CUT na região, Zé Carlos dos Condutores, o papel da Central vai muito além dos sindicatos.

“Queremos construir uma CUT cidadã, participativa, colocando para o Litoral a pauta do dia. A privatização da Petrobrás, o aumento dos preços dos combustíveis que também ameaça os empregos, por exemplo. Nós devemos nos organizar, seja por meio de associações de bairro, via entidades sindicais. E precisamos despertar a consciência política, despertar em todos a importância de votar e eleger com seriedade seus representantes. Os patrões estão muito bem organizados no Congresso, no Senado, nas Câmaras e diariamente pautam leis para a retirada de direitos.”

Zé Carlos dos Condutores Coordenador CUT Vale do Paraíba e Litoral Norte.

Entre as lideranças participantes, a ex-vereadora e ativista social Cássia Gonçalves, o presidente do PT de Caraguatatuba, Luan Moreno, Rogério Grossi – diretor do SIFUSPESP (Sindicato dos Agentes Penitenciários de SP) e Luciana Ribeiro, representando o presidente em exercício do Sintricom SJC e Litoral Norte, Marcelo Rodolfo.

Além do encontro na sub-sede do Sintricom, Paulo Cayres da CNM e Zé Carlos dos Condutores da CUT participaram pela manhã do Jornal das 8, na Rádio Antena 8, em Caraguatatuba.

A Base Avançada da CUT Litoral Norte está localizada junto a sub-sede do Sintricom em Caraguatatuba na Avenida Marechal Floriano Peixoto, 312 – Poiares. Informações (12) 3887-2155.


Alessandra Jorge