SINTRICOM ACOMPANHA ELEIÇÃO DA CIPA NA ETM

SINTRICOM ACOMPANHA ELEIÇÃO DA CIPA NA ETM

Os trabalhadores da ETM na UTGCA, em Caraguatatuba, elegeram hoje (9) seus representantes na CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes). O representante do Sintricom, Jorge Luiz – o Jorginho, participou de todo o processo que contou com a votação de 45 trabalhadores, dos 47 aptos a votar.

A eleição contou com quatro candidatos inscritos e foi conduzida pela auxiliar de SMS (Segurança Medicina e Saúde), Elis Emília Cerqueira Santos e da Secretária da CIPA, Danielle Coelho de Almeida.

A decisão foi apertada, com diferença de apenas dois votos entre o primeiro e o segundo lugar. Com 16 votos, Josenildo Pereira de Souzao Jhou irá assumir a vaga de cipeiro. Já, Thiago Cardoso de Oliveira, obteve 14 votos e ocupará a suplência para o mandato 2020/2021.

Em terceiro lugar, com 8 votos, Thales Cardoso de Oliveira, o Borracha e em quarto lugar, Glauber de Souza Soares com 6 votos. Foi registrado um voto em branco.

“A CIPA é uma importante ferramenta que garante a segurança dos trabalhadores. O papel do cipeiro precisa ser respeitado e garantida as condições para que ele fiscalize e cobre. O Sintricom está à disposição dos cipeiros para que juntos construamos um ambiente seguro que garanta a saúde e a vida de todos”, disse Jorginho, que acompanhou a eleição.

SOBRE A CIPA

É regulamentada pela legislação brasileira através da CLT – Consolidação das Leis de Trabalho e pela Norma Regulamentadora (Nr5). Leia a íntegra da NR5 acessando esse link: http://www.guiatrabalhista.com.br/legislacao/nr/nr5.htm

Aos membros da CIPA é garantida estabilidade provisória de 2 (dois) anos, sendo um ano durante o mandato e um ano após o seu término. Isso significa, que durante esse prazo, o cipeiro com estabilidade não pode ser demitido, salvo em casos excepcionais e previstos em lei.

Resultado:

  • Josenildo Pereira de Souza (Jhou) – 16 votos – ELEITO CIPEIRO
  • Thiago Cardoso de Oliveira – 14 votos – SUPLENTE
  • Thales Cardoso de Oliveira (Borracha) – 8 votos
  • Glauber de Souza Soares – 6 votos

sintrico