Presidente do Sintricom discute na Petrobras novo acordo para contratação de trabalhadores

Presidente do Sintricom discute na Petrobras novo acordo para contratação de trabalhadores

O presidente do Sintricom, Marcelo Rodolfo da Costa, participou na última quinta-feira, dia 28 de setembro, de reunião com o diretor executivo de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França, quando foi discutida a elaboração de um novo acordo coletivo tanto para trabalhadores e rotina quanto para os que atuam na parada de manutenção, que ocorrerão, em breve, nas refinarias. No encontro, realizado no Rio de Janeiro, também participaram outras lideranças sindicais do país e gerencias da Petrobras.


O foco deste novo acordo, conforme o presidente do Sintricom, é com relação a uma nova condição de contratação, principalmente de trabalhadores que atuam na rotina, entre outros que tenham uma maior permanência na área da obra. “O sindicato não assume o protagonismo na seleção de candidatos, mas, sim, na fiscalização da porcentagem de trabalhadores locais e elaboração dos acordos”, conta.
O objetivo do Sintricom é de assegurar o respeito ao ‘trabalhador nômade’, aquele que migra de estado a estado. “Deve ser mantido e também ser condicionada uma porcentagem de contratação desses profissionais. O foco é claro é na porcentagem maior dos trabalhadores locais (que residem na base do sindicato). No caso, o Sintricom também está atento para garantir o pagamento das despesas de permanência e moradia desses trabalhadores, para que eles possam ter o conforto enquanto prestam serviços na nossa base”, conta Marcelo Rodolfo da Costa.


De acordo com o presidente do Sintricom, também foi considerada a necessidade de se considerar uma iniciativa do Governo Lula em que 10% das contratações devem ser voltadas a dar oportunidades para pessoas que nunca trabalharam na Petrobrás. “Com essa medida, se abre a oportunidade para que se novos trabalhadores consigam assim uma colocação no mercado de trabalho. Assim como uma iniciativa de equalidade na contratação de mulheres, que na maioria das vezes desempenham funções de asseio e vigia de ferramentas. Já com essa iniciativa, incentivaremos a contratação e remuneração igualitária de mulheres em diversas funções como supervisão, encarregadas, funções braçais, entre outras”, explica o presidente do Sintricom.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124


Assessoria de Imprensa Sintricom