Seminário Nacional da Conticom-CUT reúne sindicalistas em João Pessoa e debate futuro do setor
O primeiro dia do Seminário Nacional da Conticom/CUT, que acontece em João Pessoa, nos dias 18 e 19 de setembro, contou com a presença de 85 dirigentes sindicais de todas as regiões do Brasil e reforçou pautas estratégicas para o setor.
No discurso de abertura, Cláudio Gomes, presidente da Conticom-CUT, falou sobre a conjuntura política do país e destacou a importância de os dirigentes de uma categoria numerosa e forte como a da construção civil se engajar no processo político de 2026. “Temos a confiança dos trabalhadores e trabalhadoras, e justamente por isso temos a responsabilidade de indicar quais agentes políticos queremos no Congresso Nacional nas eleições do próximo ano”, convocou Gomes.
Conjuntura econômica do setor da construção e combate ao assédio no trabalho também foram temas da atividade nesta quarta-feira, 18, que trouxe também um importante debate sobre a ampliação da presença feminina nos locais de trabalho e nos sindicatos.
O Sintricom esteve presente na pessoa do seu Presidente, Marcelo da Costa, que ressaltou a importância da união das entidades. “Eventos como este são fundamentais para alinharmos nossas lutas e fortalecer a base. Só com mobilização nacional conseguiremos avançar nas conquistas para a nossa categoria e enfrentar os desafios que virão”, declarou.
A Assessora Sindical da Feticom, Patrícia Leite, que também participou dos debates, complementou: “Precisamos ocupar todos os espaços, especialmente com a força das mulheres, que são cada vez mais essenciais na construção civil e na luta sindical. A pauta do combate ao assédio é urgente e deve ser prioridade em todas as mesas de negociação”.










