Empregos na construção civil de SJC devem aumentar 18% em 2023, prevê Aconvap
Os empregos formais na área da construção civil em São José dos Campos devem aumentar 18% em 2023. A justificativa é o anúncio de diversos empreendimentos residenciais e comerciais para cidade.
A previsão foi revelada nesta quinta-feira (15) pelo Renato Fedato, presidente da Aconvap (Associação das Construtoras do Vale do Paraíba), durante entrevista ao Portal SP RIO+.
“A expectativa da entidade é que nós consigamos aumentar em torno de 15 a 18% o número de empregos formais neste setor. Isso são novas oportunidades, uma chance de carreira muito bacana para os jovens que estão entrando no mercado”, disse.
A entrevista completa está disponível no YouTube, Spotify
Valorização do imóvel em SJC
Segundo Renato Fedato, dois fatores justificam a previsão positiva. O primeiro é o bom momento que a construção civil passa na cidade devido à valorização dos imóveis no período pós pandemia.
“A pandemia trouxe essa preocupação, de as pessoas voltarem a enxergar a casa própria como um centro de vida. E também pelo fato da valorização que esses imóveis estão tendo, com a promessa de que eles ainda têm para o médio e longo prazo. Nós vivemos uma série de instabilidades neste ultimo ano e o imóvel sempre é colocado como um investimento seguro”, explicou.
Conforme explicou o engenheiro civil, os imóveis também têm sido vistos com bons olhos pelos analistas financeiros.
“Se você pegar qualquer imóvel colocado nestes últimos anos, não tenha dúvida nenhuma que eles valorizaram mais do que a inflação. E se você considerar ainda que eles podem ser fonte de renda, gerando locação – e somar isso à valorização deles -, ele é melhor do que muitas rendas variáveis, que têm um risco muito maior do que o próprio imóvel”, completou.
Novos empreendimentos em SJC
O segundo motivo que justifica a previsão positiva da Aconvap sobre os empregos para 2023 é o lançamento de grandes empreendimentos em São José dos Campos.
“Essas vendas, se alavancando, geraram novos empreendimentos. Hoje nós vemos a cidade com vários lançamentos de porte. E o melhor de tudo: esses lançamentos, muitos deles, ainda nem começaram suas construções. Isso significa que teremos um ano de 2023 bastante interessante para a construção civil”, disse Renato Fedato.