Cetesb investiga vazamento de óleo na Revap em São José dos Campos
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) informou que está investigando um vazamento de óleo que ocorreu nesta quarta-feira (26) na Refinaria Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos (SP).
De acordo com a Cetesb, o vazamento de óleo veio de uma das linhas de refino, mas o vazamento teria sido contido, ficando preso em um sistema de contenção próprio para casos de vazamento.
A Agência Ambiental da Cetesb solicitou para a Revap um relatório técnico detalhado sobre o vazamento e vai realizar uma vistoria no local.
Segundo informações do Sindicato dos Petroleiros de São José dos Campos (Sindipetro), pelo menos 40 mil litros de petróleo cru vazaram de um tanque de armazenamento da refinaria.
Ainda segundo informações do sindicato, o vazamento teria ultrapassado a contenção e atingido uma canaleta de dá acesso à Estação de Tratamento de Água da refinaria.
O Sindipetro afirma que também está em contato com a Revap, para entender as causa do vazamento e se houve algum dano ambiental.
O que diz a Petrobras
Por meio de nota, a Petrobras informou que o vazamento ocorreu em uma tubulação de petróleo na área de tancagem da Revap. O produto vazado ficou restrito ao interior do dique de contenção do tanque, sistema projetado com esta finalidade.
Ainda segundo da Petrobras, o vazamento foi eliminado, sem nenhum impacto às pessoas, meio ambiente ou instalações. A causa e volume vazado estão em apuração.