Após paralisação, Habil fecha acordo e trabalhadores retomam ao trabalho na UTGCA. Greve na JRM continua
O presidente em exercício do Sintricom, Marcelo Rodolfo da Costa, em entrevista ao Jornal das 8 na Rádio Antena 8, comentou as ações sindicais na UTGCA (Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba).
Na última semana, trabalhadores da Habil cruzaram os braços, após postura da empresa em não praticar o acordo coletivo vigente. Após pressão, empresa aceitou sentar com o Sindicato e fechar o acordo que será assinado nos próximos dias. Decisão deu fim a greve e todos voltaram às atividades hoje. Na JRM, que sucedeu a G&E, que foi embora deixando os trabalhadores sem receber a quita e outros débitos trabalhistas, os problemas continuam os mesmos.
Segundo o presidente em exercício, Marcelo Rodolfo, a empresa acordou com o Sindicato, abonar as faltas da greve anterior, mas descontou no pagamento feito atrasado do salário de setembro.
No TEBAR, trabalhadores da MAAS também conquistaram acordo, após paralisação. Precarização dos contratos com a Petrobrás é um dos principais causas apontadas pelo dirigente na tentativa das empresas em rebaixar direitos conquistados.
Um ato sindical com a participação do Sindipetro-LP e uma frente ampla de sindicatos cutistas está sendo organizado.