π‘Ίπ’Šπ’π’…π’Šπ’„π’‚π’•π’π’” π’‡π’π’“π’Žπ’‚π’Ž 𝒇𝒓𝒆𝒏𝒕𝒆 π’π’‚π’„π’Šπ’π’π’‚π’ 𝒑𝒂𝒓𝒂 π’„π’π’Žπ’ƒπ’‚π’•π’†π’“ 𝒐 𝒕𝒓𝒂𝒃𝒂𝒍𝒉𝒐 π’‘π’“π’†π’„Γ‘π’“π’Šπ’

π‘Ίπ’Šπ’π’…π’Šπ’„π’‚π’•π’π’” π’‡π’π’“π’Žπ’‚π’Ž 𝒇𝒓𝒆𝒏𝒕𝒆 π’π’‚π’„π’Šπ’π’π’‚π’ 𝒑𝒂𝒓𝒂 π’„π’π’Žπ’ƒπ’‚π’•π’†π’“ 𝒐 𝒕𝒓𝒂𝒃𝒂𝒍𝒉𝒐 π’‘π’“π’†π’„Γ‘π’“π’Šπ’

Sintricom de SΓ£o JosΓ© dos Campos e Litoral Norte e lideranΓ§as sindicais de todo o paΓ­s aderiram ao Projeto β€œCombate ao Trabalho PrecΓ‘rio no Setor da Construção e Madeira”, realizado pela Conticom em parceria com o Solidarity Center, uma entidade de cooperação sindical internacional sediada nos Estados Unidos que mantΓ©m escritΓ³rio no Brasil.

Dentre seus objetivos, o Projeto pretende formar lideranças para desenvolverem atividades de formação e combate ao trabalho precÑrio em suas respectivas bases.

A aula inaugural, realizada hoje de forma virtual, contou com a exposição do técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, José Silvestre, e estabeleceu uma frente nacional pela promoção do trabalho decente envolvendo 24 sindicatos filiados à CONTICOM nas regiáes sul, sudeste, centro-oeste, norte e nordeste.

β€œCombater o trabalho precΓ‘rio Γ© uma tarefa diΓ‘ria, mas Γ© preciso identificar os principais problemas e fazer um enfrentamento de forma coordenada”, propΓ΄s o presidente da CONTICOM, Claudio da Silva Gomes.

AtΓ© o dia 31 de agosto, cada sindicato participante terΓ‘ a tarefa de informar Γ  #CONTICOM quais sΓ£o os principais problemas encontrados em sua respectiva base. O levantamento leva em consideração trΓͺs eixos especΓ­ficos: contratação, saΓΊde e seguranΓ§a (SST) e condiçáes de trabalho.

O exercΓ­cio tem como finalidade realizar um diagnΓ³stico do trabalho precΓ‘rio no setor da construção e madeira jΓ‘ que ficou clara, nesta primeira atividade, a ausΓͺncia de dados sobre o assunto. A prΓ³xima aula serΓ‘ no dia 8 de setembro, tambΓ©m de forma virtual.

Clique e baixe o folder http://www.conticom.org.br/sistema/ck/files/Folder%20Projeto%20Trabalho%20Precario.pdf

Fonte: Redação Conticom


Alessandra Jorge