TRT-15 lança, em parceria com OAB e Sindicatos, projeto para incentivar conciliação e agilizar processos

TRT-15 lança, em parceria com OAB e Sindicatos, projeto para incentivar conciliação e agilizar processos

Com certeza você já ouviu a frase “conversando a gente se entende”, mas quando as questões envolvem as relações trabalhistas, nem sempre isso acontece. Pensando em estimular a conciliação foi apresentado hoje, pelo desembargador Francisco Giordani, Vice-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15a Região (TRT-15 de Campinas) o projeto piloto “Conciliar é trabalhar de mãos dadas”, em parceria com a OAB de São José dos Campos e entidades sindicais.

Realizado no Plenário Mario Scholz da Câmara de São José dos Campos, o evento contou com a presença do presidente em exercício do Sintricom, Marcelo Rodolfo da Costa e equipe jurídica da entidade, que parabenizou a iniciativa que irá contribuir para dar agilidade na solução dos processos, que por muitas vezes levam anos para serem concluídos.

“Tenho certeza de que esse projeto irá contribuir muito para a nossa luta sindical, pois vai dar agilidade na solução dos processos e ser um canal direto do judiciário com os trabalhadores, Sindicatos e com os patrões. Nós do Sintricom somos parceiros e incentivadores da iniciativa.”

Marcelo Rodolfo, presidente em exercício do Sintricom

O Coordenador da CUT do Vale do Paraíba, Zé Carlos dos Condutores, o economista – Roberto Koga, assessor da presidência do TRT-15 de Campinas, diretores do Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, advogados, OAB, entre outras entidades também prestigiaram o projeto.

Compuseram a mesa, o desembargador Francisco Giordani, Vice-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15a Região, a vereadora Amélia Naomi, o juiz auxiliar da Vice-Presidência Judicial – Guilherme Guimarães Feliciano, a juíza titular da 3a Vara do Trabalho de São José dos Campos e Diretora do Fórum Trabalhista – Antonia Sant ́Ana, presidente da OAB de São José dos Campos e Paraibuna, Marcelo Kajiura.

A nossa ideia é estimular, incrementar a possibilidade, fazer aflorar aquele vies conciliatório que nós temos, que as partes conversem, se aproximem e, não significa necessariamente que tenham que chegar a um acordo. Essa nossa proposta tem a sua base na ideia de que nós não podemos mais pensar: ou a empresa se sai bem ou o trabalhador se sai bem, temos que pensar que ambos se saiam bem. É pra isso a conciliação”

Desembargador Francisco GiordaniVice-presidente do TRT-15

Medidas em Exceção

Para o vice-presidente do TRT-15, Francisco Giordani, a legislação trabalhista fica devendo muito aos trabalhadores, principalmente nos tempos atuais onde vivemos com Medidas de Exceção.

“Eu acho que a legislação trabalhista no Brasil fica devendo muito aos trabalhadores. A gente vê a legislação em outros paises do Norte, que quem enfrenta muita dificuldade são na maioria imigrantes, aqui é em geral os trabalhadores. Antigamente se dizia que viviamos em Estado de Exceção, hoje vivemos Medidas de Exceção, que nos afastam da Constituição”, destacou o desembargador.

Na parte da tarde, ocorreu a primeira sessão de audiências de conciliação do projeto, na Sala Betinho, que resultou em 7 acordos e quitação de 5 processos extrapauta.

Confira reportagem do Jornal Vanguarda https://globoplay.globo.com/v/10776869/


Alessandra Jorge