Sintricom e Feticom fazem nova rodada de negociações dos Acordos de Parada e de Rotina na Revap

Sintricom e Feticom fazem nova rodada de negociações dos Acordos de Parada e de Rotina na Revap

Sintricom e Feticom tiveram hoje (26), uma nova reunião por videoconferência com as empresas terceirizadas da manutenção de rotina na Refinaria Henrique Lage (Revap) em São José dos Campos que reconheram a data-base da categoria em 1º de maio. Após várias horas de negociação, a definição do percentual de reajuste nos salários e a inclusão de novos cargos e funções na tabela salarial, são os pontos mais polêmicos da negociação.

A pauta apresentada reivindica a reposição integral do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acumulado no período (1/5/2021 a 30/4/2022) que deve chegar aos 12% e aumento real nos salários. Além disso, reajuste de 20% em cima dos valores pagos como Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e a ajuda de custo (espécie de vale alimentação).

O acordo vigente (2021-2022) garantiu o pagamento de PLR de R$ 5.893,56, paga em duas parcelas, a primeira em novembro de 2021 e a segunda no próximo mês (maio). A ajuda de custo mensal hoje é de R$ 870,00.

“Nossa briga é para garantir aos trabalhadores poder de compra que ele não tem mais, devido a inflação muita alta. A Petrobrás continua acumulando lucros, enchendo os bolsos dos acionistas e isso acontece devido a força do trabalho de todos que enfrentaram a pandemia sem parar nenhum dia. Vamos continuar lutando para conquistarmos um Acordo que garanta a todos qualidade de vida e a saúde dos trabalhadores”, disse o presidente Marcelo.

Nova rodada – Nessa quarta (27 de abril), uma nova reunião por videoconferência será realizada, onde Sintricom e Feticom esperam que as empresas apresentem uma contraproposta a ser apreciada pelos trabalhadores em assembleia.

Acordo da Parada – Sobre o acordo coletivo específico para os trabalhadores da Parada de Manutenção prevista para ter início no próximo dia 6 de maio, após duas reuniões (quarta – 20 de abril e segunda – 25 de abril), uma contraproposta foi fechada com os representantes das empresas e será apresentada nesta quarta-feira (27), em assembleia com os trabalhadores na Revap.

Além da quantidade de horas do abono indenizatório, o acordo também prevê pagamento de PLR e o tempo do contrato de Parada. Participam da Parada na Revap: Engevale, Estrutural, C3 e Elos. Mas, algumas empresas que realizam hoje trabalhos de rotina também estão participando: EQS, Normatel, LCD e devem também assinar o acordo específico.


Alessandra Jorge