A importância do Setembro Amarelo

A importância do Setembro Amarelo

O suicídio é considerado pelo Ministério da Saúde como um problema de saúde pública, tirando a vida de uma pessoa por hora no Brasil, mesmo período no qual outras três tentaram se matar sem sucesso.

O assédio moral no trabalho é uma das práticas que levam muitos dos trabalhadores a desenvolveram quadros de depressão, bipolaridade e até mesmo uso de substâncias químicas, fatores que estão entre os principais causas que levam mais de 12 mil pessoas por ano a cometerem suicídio no Brasil. No mundo, o número ultrapassa 1 milhão de casos.

Além disso, o estresse econômico, a sobrecarga de trabalho e a incerteza sobre a própria subsistência, principalmente nesses tempos onde querem colocar a conta da crise provocada pela pandemia da Covid-19 em cima do trabalhador.

Nós do Sintricom, não aceitamos isso e reafirmamos nosso compromisso em continuar lutando pela defesa dos direitos e por melhores condições de vida para os trabalhadores da nossa base, bem como em todas as outras. Pois, quando a opressão e o desrespeito acontece em uma categoria afeta todas as outras.

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. As ligações podem ser feitas gratuitamente para o número 188, ou se preferir acesse https://www.cvv.org.br/quero-conversar/

A CAMPANHA SETEMBRO AMARELO

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo®. Cerca de 12 mil suicídios são registrados todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens.

Estamos reorganizando o nosso Sintricom para que ele seja sempre a Casa do Trabalhador, a sua casa, onde você se sinta amparado e seguro, para juntos lutarmos por melhorias que garantam uma vida melhor para todos.

JUNTOS SOMOS MAIS FORTES! #SintricomdeLuta#SintricomCasadoTrabalhador#SetembroAmarelo


Heitor N. Morais